Turismo Ecológico! | Entenda o que é e como contribui com a sustentabilidade no nosso planeta!

Um segmento da atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista por meio da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações!

Muitos não sabem, mas o turismo no Brasil é um campo que vem crescendo drasticamente nos últimos anos e está se tornando fundamental para a economia do país. Segundo pesquisas, no ano de 2018 o Brasil recebeu 6,5 milhões de turistas estrangeiros, sendo considerado como um dos principais pontos turísticos da América do Sul e o 3° na América Latina.

Mas com tantos turistas visitando o nosso país todos os anos, é importante a conscientização da população e dos estrangeiros para manter e preservar a nossa biodiversidade.



Em 1970 surgiu um novo movimento ambiental global, o ecoturismo! Esse movimento se originou como uma forma de solucionar as questões de desenvolvimento socioeconômico, à depravação do meio ambiente e as questões sociais provocadas pelo turismo em massa. Esse conceito foi introduzido no Brasil pela EMBRATUR, por volta de 1985, com o Projeto Turismo Ecológico.

O turismo ecológico é um fator muito importante para o nosso país atualmente. Ele é responsável por tornar pequenas comunidades independentes ao redor do mundo todo e assim alcançar um desenvolvimento sustentável. Essa categoria de indústria de turismo é a que mais cresce comparado aos outros ramos dentro desse mercado. Estimasse que há uma taxa de 15 a 25% de crescimento anual, faturando aproximadamente 70 milhões de dólares só no Brasil!



O QUE É O TURISMO ECOLÓGICO?

Mas ainda fica aquela dúvida: o que realmente é o turismo ecológico? De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, podemos definir o turismo ecológico ou ecoturismo como “um segmento da atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista por meio da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações” – Ministérios do Turismo | Secretaria Nacional de Políticas de Turismo | Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico.



O movimento ficou tão conhecido que acabou ganhando uma data comemorativa no nosso calendário. No dia 01 de março é comemorado o Dia Mundial do Turismo Ecológico!



DIFERENÇAS ENTRE O TURISMO TRADICIONAL E O TURISMO ECOLÓGICO

Mesmo sabendo o que é o turismo ecológico, ainda é difícil conseguir diferenciar o turismo tradicional do tão falado turismo ecológico. Uma das principais diferenças é que no turismo tradicional, as pessoas que visitam o destino, não interagem com o ambiente, apenas apreciam uma boa vista, conhecem a cultura, mas não fazem contato com o ambiente. Já no turismo ecológico existe uma interação direta com a natureza, seja ela mais tranquila ou cheia de adrenalina.

Outro ponto é que o turismo ecológico preza pelo aprendizado, com atrações cheias de informações e curiosidades sobre o meio ambiente, fauna e flora, sempre promovendo a interação com o local visitado e uma boa educação ambiental.

Esse movimento tem como filosofia promover e fortalecer o turismo tomando como base a cultura e o pensamento ecologicamente sustentável, além de promover a ação de investir nos nossos bens culturais e naturais que são utilizados diariamente por todo o mundo.



QUAIS ATIVIDADES ENGLOBAM O TURISMO ECOLÓGICO?

1. Trekking

O trekking é, basicamente, uma caminhada realizada em meio a natureza, que permite explorar trilhas naturais e montanhas. Pode ser praticado por qualquer pessoa, crianças, adultos, idosos, independentemente da idade, desde que a pessoa seja saudável e que tenha o mínim de preparo físico. O trekking é 100% ecológico e sustentável, além de incentivar a relação com a natureza. Esse esporte exige alguns equipamentos, pois há caminhadas que necessitam pernoitar em alguns pontos, às vezes por conta da dificuldade, ou pelo tempo da caminhada. Muitos instrutores aconselham o uso de bastão de caminhada, esse equipamento auxilia a diminuir o peso das mochilas, sacos de dormir, barracas e outros equipamentos facilitando a caminhada.


2. Hiking

O Hiking é uma modalidade mais simples de “caminhada”. Geralmente é realizada por famílias e amigos que não têm muita experiência. É realizada em locais turísticos tendo sempre um guia para indicar o caminho. Normalmente é um período e uma distância mais curta.


3. Escalada

A escalada é um dos esportes mais radicais que fazem parte dos turismos ecológicos. Esse esporte consiste em escalar montanhas e paredões, que podem ser também, artificiais. Quando a escalada é praticada na natureza, pode ser um complemento de um bom camping.


4. Rafting

O rafting é um esporte pouco conhecido. Muitos não sabem, mas esse esporte é a prática de descida em corredeiras, rios e córregos movimentados utilizando botes e equipamentos de segurança. Existem vários níveis que vão do um ao sete, esses diferentes níveis exigem diferentes habilidades, manobras ou conhecimento técnico sobre o assunto.


5. Arborismo

O Arborismo é um novo esporte de aventura. Basicamente é o ato de fazer travessias em percursos suspensos entre várias plataformas instaladas nas copas das árvores. Geralmente esses percursos são acompanhados pelos instrutores. Esses percursos são realizados utilizando cordas e cabos de aço. Um esporte que exige muita coragem e que libera muita adrenalina. Em alguns casos é possível que você precise utilizar tirolesa e outros equipamentos que podem ou não ser naturais.


6. Saltos de Paraquedas

Os saltos de paraquedas são os mais indicados para aqueles que gostam muito de aventura e esportes radicais. 


7. Camping

Um dia perfeito merece um camping com os amigos e familiares. Passar um tempo se conectando com a natureza! No camping você pode curtir um belo dia e se deliciar com o que o ambiente oferece, com cachoeiras, lagos e rios. E não há nada melhor do que dormir olhando as estrelas com a brisa fresca para tirar um descanso.


8. Boia Cross

Uma aventura repleta de adrenalina. Cada um com a sua bóia descendo corredeiras naturais. Muita diversão para curtir aquele dia quente.



DESTINOS MAIS PROCURADOS

O ecoturismo é muito procurado hoje no Brasil! Esses são os locais mais procurados pelos turistas:

Fernando de Noronha - PE

Bonito - MS

Chapada dos Guimarães – MT

Caravelas – BA

Pantanal – MT

Ilha Grande - RJ

Mateiros – TO



É IMPORTANTE SEMPRE LEMBRAR QUE VOCÊ DEVE RESPEITAR O AMBIENTE E OS ANIMAIS DO LOCAL.


NUNCA DEIXE LIXOS NO LOCAL E EVITE INCÊNDIOS!



Esperamos que tenha gostado! Até a próxima!